O projeto de Gás
A cada dia a utilização de gás em edificações comerciais e residenciais se tornaram mais frequentes, principalmente por centrais de gás, de modo que em São Luís não existe concessionária de distribuição.
O sistema de abastecimento de gás é detalhado pelo projeto. É fundamental que todo o sistema seja dimensionamento por um engenheiro qualificado e experiente. Dessa forma todo o processo torna-se vantajoso, seguro e eficiente.
Solicite um Orçamento Grátis de Projeto de Gás
GLP (Gás Liquefeito do Petróleo)
É o famoso gás de cozinha, composto por propano e butano, e tem maior poder calorífico. Esse gás é originado do refino do petróleo ou do processamento do gás natural.
GN (Gás Natural)
É encontrado em reservatórios subterrâneos, não passam por processamento de refino.
NORMAS TÉCNICAS
Existem diversas normas que envolvem as instalações prediais de gás, mas as principais são a ABNT NBR 15526/13 – Rede de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais; ABNT NBR 13523/08 – Central de GLP; ABNT NBR 15923/11 – Inspeção de rede de distribuição interna de gases combustíveis; e ABNT NBR 13103/13 – Instalação de aparelhos a gás para uso residencial.
SEGURANÇA
Além de um projeto bem elaborado, que seja executado em conformidade com as normas técnicas e a especificação dos fabricantes, a segurança da instalação depende, ainda, do procedimento obrigatório do ensaio de estanqueidade dos equipamentos e tubulações. Toda obra deve passar por duas etapas de ensaio de estanqueidade: uma referente às tubulações, com 1,5 vezes a pressão de trabalho máxima admitida e não menor que 20kpa; e a segunda etapa, antes de realizar a ligação do gás, com todos os equipamentos instalados e sob pressão de operação da rede.
A segurança durante o uso está diretamente relacionada à manutenção preventiva e à troca de equipamentos que possuam validade, como medidores, reguladores e mangueiras. A NBR 15526 não estabelece um prazo para realização de manutenção nas instalações prediais de gás, mas recomenda o reparo e a manutenção preventiva sempre que houver necessidade. Todas as edificações residenciais coletivas, comerciais e industriais necessitam do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o que envolve laudo de estanqueidade. O Auto deve ser renovado periodicamente, procedimento que exige nova inspeção por profissional habilitado.
Manutenção Sistema de Gás
A Inspeção é o check-up do condomínio. Quanto mais cedo se identificar anomalias, não conformidades, melhores resultados você tem. O bom senso e a relação custo-benefício são predominantes
Segundo dados da ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção, a manutenção preventiva já tem significado, uma redução de 95% em ocorrência de incêndios, por exemplo, acidentes que envolvem riscos para a população usuária ou circundante.
Write a Comment