Introdução
Assim como na Capital de São Luís do Maranhão, em outros lugares os raios são conhecidos como um dos fenômenos mais drásticos da natureza, em tese, a descarga elétrica é tão violenta que se compara a um mês de consumo de energia em sua residência.O raio nada mais é do que, a diferença de polaridade entre as nuvens e o solo.
Para entender melhor, a nuvem detém granizo e chuva, ao se movimentar, esses elementos trocam cargas fazendo a nuvem acumular uma quantidade de elétrons e quanto mais elétrons, mais estes elementos ficam negativos, esta manifestação é conhecida como “fenômeno de estática” . O solo da nossa atmosfera em contrapartida tende a ter uma carga positiva. O vento que antes era um isolante, nesta situação por não aguentar passa a ser um condutor de energia entre a carga negativa da nuvem e a carga positiva do solo, quando estas duas descargas opostas se chocam formam um “plasma”, que nada mais é do que o próprio raio.
O que é o Para-Raios?
O Para-raios é o Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica, definido pela Norma ABNT NBR 5419:2005.
Basicamente, o para-raios é uma haste metálica que possui quatro pontas em que estas tendem a ter uma carga elétrica positiva nas suas extremidades, a haste metálica é levada até o solo por um fio de cobre que será enterrado.
Como Funciona o Para-Raios?
O para-raios se encontra localizado no alto dos edifícios atraindo o raio, em virtude da sua proximidade. A descarga elétrica ao invés de ser direcionada para o solo que estará mais longe será direcionada para o para-raios que estará mais próximo do raio. Após o contato entre a descarga elétrica da nuvem e o para-raios, a corrente elétrica é levada pelo “fio de cobre” até o solo, esta corrente elétrica ao chegar no solo se dissipará.
Qual a Importância do Laudo SPDA?
O Laudo SPDA é um documento técnico das inspeções e mediações, realizado por profissional habilitado pelo CREA, tem como função a proteção contra raio. A obrigatoriedade de ser feito o Laudo é anual, conforme estabelecido por norma, além de que, as correções deverão ser feitas com antecedência.
Via de regra, o Laudo SPDA deve ser feito antes do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, então você já sabe, caso queira solicitar o AVCB, necessariamente você deverá comprovar por meio do Laudo SPDA que todas as suas instalações estão devidamente protegidas.
Evite multas!
Peça o seu Laudo SPDA Já! Agende a Sua Vistoria Com Antecedência!
A OGC Engenharia e Soluções disponibiliza serviços de forma objetiva e prática.
E-mail: contato@ogc.eng.br
Telefone para Contato: (98) 99119-0066 / 98418-3443
Write a Comment